Armas e Armaduras
Existe uma lista infinita de armas e armaduras que você poderia usar nas Terras Místicas, mas para te poupar o trabalho de criar cada uma deles manualmente e equilibrar com a mecânica do jogo, temos uma lista simples que é bem flexível e que pode ser facilmente expandida.
As Armas e armaduras no jogo são compostas basicamente por 4 componentes: Tipo, Material, Refinamento e Afixos, onde Tipo define o formato do item, Material define do que ele é feito, Refinamento define a qualidade de sua construção e Afixos definem características expandidas que podem incrementar o item.
Aqui nesta se apenas falar de Tipo e Material, mas se quiser saber mais sobre esse sistema, temos uma explicação bem detalhada no capítulo do Narrador.
Armas
Na lista a seguir você verá armas que usam o mesmo material. Fazemos isso porque nosso livro apresenta 25 materiais diferente entre armas e armaduras, e listar cada variação abaixo em cada material resultaria numa tabela com mais de 1000 itens!
Abaixo, usaremos Madeira
como material para as armas físicas e Pó de Gema
como material para as armas arcanas.
Qualquer arma pode usar qualquer material em sua constituição, a diferença vai ser o incremento/redução de dano, que pode ser físico ou mágico.
Nome | Grau | Tipo Ataque | Dano Físico | Dano Mágico | Atributo | Tipo Dano | Preço (T$) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Adaga de Madeira | 1 | Físico | 2d8 + 2 | 0 | Agilidade | Perfurante | T$ 200 |
Arco de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Sobrevivência | Perfurante | T$ 200 |
Bastão de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Agilidade | Contusivo | T$ 200 |
Bengala de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Influência | Contusivo | T$ 200 |
Besta de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Sobrevivência | Perfurante | T$ 200 |
Chicote de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Agilidade | Cortante | T$ 200 |
Clava de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Resiliência | Contusivo | T$ 200 |
Cruz de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Espírito | Contusivo/Perfurante | T$ 300 |
Dardos de Madeira | 1 | Físico | 2d4 + 2 | 0 | Destino | Perfurante | T$ 200 |
Espada de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Força | Cortante | T$ 200 |
Estilingue de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Sobrevivência | Contusivo | T$ 200 |
Foice de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Agilidade | Cortante | T$ 200 |
Graveto de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Intelecto | Contusivo | T$ 200 |
Katar de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Agilidade | Perfurante | T$ 200 |
Lança de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Força | Perfurante | T$ 200 |
Machado de Madeira | 1 | Físico | 2d12 + 2 | 0 | Resiliência | Cortante | T$ 200 |
Manopla de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Resiliência | Contusivo | T$ 200 |
Martelo de Madeira | 1 | Físico | 2d12 + 2 | 0 | Resiliência | Contusivo | T$ 200 |
Maça de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Resiliência | Contusivo | T$ 200 |
Picareta de Madeira | 1 | Físico | 2d6 + 2 | 0 | Força | Cortante | T$ 200 |
Projéteis de Madeira | 1 | Físico | 2d4 + 2 | 0 | Força | Contusivo | T$ 50 |
Punhal de Madeira | 1 | Físico | 2d8 + 2 | 0 | Destino | Cortante | T$ 200 |
Saxo de Madeira | 1 | Físico | 2d10 + 2 | 0 | Força | Cortante | T$ 200 |
Tridente de Madeira | 1 | Físico | 2d12 + 2 | 0 | Força | Perfurante | T$ 200 |
Tábua de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d4 | 2d10 + 2 | Espírito | Mágico | T$ 200 |
Bomba Mágica de Pó de Gema | 1 | Arcano | 0 | 2d10 + 2 | Intelecto | Mágico | T$ 300 |
Cetro de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d8 | 2d8 + 2 | Intelecto | Mágico | T$ 300 |
Cajado de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d8 | 2d8 + 2 | Elo Mágico | Mágico | T$ 300 |
Varinha de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d4 | 2d10 + 2 | Elo Mágico | Mágico | T$ 300 |
Prisma de Pó de Gema | 1 | Arcano | 0 | 2d12 + 2 | Elo Mágico | Mágico | T$ 300 |
Orbe de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d4 | 2d10 + 2 | Elo Mágico | Mágico | T$ 300 |
Urna de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d4 | 2d12 + 2 | Espírito | Mágico | T$ 300 |
Livro de Pó de Gema | 1 | Arcano | 2d4 | 2d10 + 2 | Intelecto | Mágico | T$ 300 |
Se quiser saber mais sobre como utilizar Armas físicas de forma arcana, como Espadas e Machados mágicos, temos uma seção no capítulo do Narrador que introduz o conceito de Infusão Arcana.
Calculando Dano da Arma
No F&G, convencionamos que o dano de uma arma é definido pela fórmula:
Dano Arma = (GRAU + 1)*(Dado de Dano) + GRAU*(Dano do Material)
É por isso que todas as fórmulas na tabela anterior apresentam dois dados na rolagem (2d8, 2d10, 2d6, etc..), porque o Dado de Dano da Arma será sempre d4
, d6
, d8
, etc. Então multiplicamos o dado de dano pelo Grau que queremos que a arma esteja (no nosso caso Grau 1) e por fim somamos + 1, resultando em 2d4
, 2d6
, 2d8
, etc.
Já o material da arma define a porção estática da fórmula de dano. A Madeira por exemplo é um material geralmente de Grau 1 que fornece incremento de dano físico em +2
. Esse valor, multiplicado pelo Grau 1 resultará no +2
que vemos na tabela.
Já os materiais para armas arcanas, como Pó de Gema fornecem incremento de dano mágico ao invés de físico, que neste caso, também é +2
.
Por exemplo, se você quisesse saber o dano de uma Espada de Aço de Grau 3, então a fórmula para calculá-lo seria: (3+1)*(d10) + 3*6
, onde:
3
indica o Grau da Arma que queremos calcular.d10
indica o dado de dano da Espada6
indica o incremento de dano doAço
.
Essa conta resultará na fórmula final de dano: 4d10 + 18
.
Ao final desta seção, você encontrará uma tabela de Materiais físicos e arcanos caso queira simular outros itens.
Armaduras
Os equipamentos de proteção como armaduras seguem uma lógica muito parecida, mas ao invés de causar dano, cada peça de armadura reduz certa quantidade de dano por Grau do item. Ou seja, sempre que você for atacado, seu conjunto de itens equipados anulará parte desse dano!
Seguindo o mesmo padrão das armas, abaixo mostramos uma lista de equipamentos.
Na lista usaremos Couro como o material principal, mas alguns tipos de equipamentos nessa lista são robustos por natureza. Esses itens por definição só podem ser confecionados em materiais muito rígidos ou metálicos, como o Aço por exemplo. Nesse sentido, seria impossível confecionar uma Armadura de Placas de Couro (você até poderia, mas ela seria classificada como um Gibão de Couro)
Parte do Corpo | Grau | Refinável? | Robusto? | Nome | Redução de Dano Físico | Redução de Dano Mágico | Preço (T$) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Cabeça | 1 | Sim | Não | Tiara de Couro | - * | 0 | T$ 350 |
Cabeça | 1 | Sim | Não | Capuz de Couro | 0 + 1 | 0 | T$ 100 |
Cabeça | 1 | Sim | Não | Capacete de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 200 |
Cabeça | 1 | Sim | Não | Elmo de Couro | 2 + 1 | 0 | T$ 300 |
Tronco | 1 | Não | Não | Trajes de Couro | 0 + 1 | 0 | T$ 50 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Corselete de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 100 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Gibão de Couro | 2 + 1 | 0 | T$ 200 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Cota de Malha de Aço | 2 + 2 | 0 | T$ 250 |
Tronco | 1 | Sim | Sim | Brunea de Aço | 3 + 2 | 0 | T$ 300 |
Tronco | 1 | Sim | Sim | Peitoral de Placas de Aço | 3 + 2 | 0 | T$ 400 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Manto de Pó de Gema | 0 | 2 + 0 | T$ 150 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Túnica de Pó de Gema | 0 | 3 + 0 | T$ 300 |
Tronco | 1 | Sim | Não | Robes de Pó de Gema | 0 | 4 + 0 | T$ 450 |
Ombros | 1 | Sim | Não | Ombreira de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 150 |
Braços | 1 | Não | Não | Braçadeiras de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 100 |
Mãos | 1 | Não | Não | Luvas e Manoplas de Couro | 0 + 1 | 0 | T$ 150 |
Mãos | 1 | Sim | Não | Escudo Leve de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 250 |
Mãos | 1 | Sim | Sim | Escudo Pesado de Aço | 2 + 1 | 0 | T$ 350 |
Pés | 1 | Não | Não | Calçados de Couro | 0 + 1 | 0 | T$ 50 |
Pés | 1 | Não | Não | Botas de Couro | 1 + 1 | 0 | T$ 150 |
Pernas | 1 | Não | Sim | Grevas de Aço | 2 + 2 | 0 | T$ 300 |
Costas | 1 | Não | Não | Capa de Couro | 0 + 1 | 0 | T$ 200 |
Cintura | 1 | Não | Não | Cinto de Couro | - * | 0 | T$ 200 |
Pescoço | 1 | Não | Não | Amuleto de Couro | - * | 0 | T$ 500 |
Dedos | 1 | Não | Não | Anel de Couro | - * | 0 | T$ 500 |
* Tiaras, Cintos, Amuletos e Anéis não conferem Redução de Dano físico, independente do material utilizado.
As Gemas são pequenos minerais preciosos que possuem a capacidade de armazenar magia. São usados de forma similar a pergaminhos, mas também são cruciais na construção de armas arcanas.
Elas são apenas um dos cristais que chamamos de materiais arcanos, que diferente dos materiais físicos, tem o foco em aumentar ou reduzir dano mágico, entre outras capacidades. Qualquer item que possua materiais arcanos em sua constituição é por definição um Item Arcano.
No final desta seção você encontrará uma tabela própria que lista cada material arcano e suas propriedades.
Calculando Redução de Dano da Armadura
Você reparou que na tabela de Armaduras a coluna de Redução de Dano sempre possui um + 1
ou + 2
?
Esse é o valor de redução de dano do Couro e do Aço, respectivamente.
Para saber como calcular a Redução de dano total que o item concede, basta usar a fórmula da Armadura, que é bem parecida com a da Arma:
Redução de Dano da Armadura = GRAU*(Soma da Redução de Dano dos Items) + (# de Itens do Material)*(Redução de Dano do Material))
Da mesma forma, armaduras que usam materiais arcanos como o Manto de Pó de Gema fornecem redução de dano mágico ao invés de dano físico. Porém, no caso do Pó de Gema esse valor é +0
.
Vamos imaginar como seria simular a Redução de dano para um Escudo Pesado de Aço Galiriano de Grau 3, e um Peitoral de Ouro de Grau 4. Para isso, bastaria aplicar a fórmula:
Redução de Dano da Armadura = 3*(2) + 4*(3) + 1*(4) + 1*(3)
, onde:
3*(2)
equivale ao Grau do Escudo (Grau 3) multiplicado pela redução de dano dele (2
)4*(3)
equivale ao Grau do Peitoral (Grau 4) multiplicado pela redução de dano dele (3
).1*(4)
equivale ao número de itens (1
) de Aço Galiriano (4
de Redução).1*(3)
equivale ao número de itens (1
) de Ouro (3
de Redução).
No final temos que a Redução destes dois itens equipados seria de 25 Pontos de Dano
!
Ao final desta seção, temos uma tabela de materiais físicos e arcanos que você pode usar para simular outros materiais em seus itens.
Materiais
No Fábulas & Goblins, cada itens do jogo é confeccionado por um material.
A seguir, forneceremos duas tabelas, uma para materiais físicos e outra para materiais arcanos. A diferença dessas duas tabelas é que os materiais físicos fornecem redução ou adição dano físico, enquanto os materiais arcanos fornecem redução ou adição de dano mágico.
Nestas tabelas também há uma coluna de Grau. Esse valor não é um requisito, mas sim nossa recomendação de balanceamento de jogo. Por exemplo, o Aço Galiriano é um Material recomendado para Grau 3, mas nada o impediria por exemplo de simular como seria o dano de uma Espada de Aço Galiriano no Grau 1. (spoiler: Seria 2d10 + 14
)
Lista de materiais físicos
Nome | Grau Recomendado | Dano Físico Extra (Armas) | Dano Mágico Extra (Armas) | Redução de Dano Físico (Armadura) | Redução de Dano Mágico (Armadura) | Durabilidade | Multiplicador |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Tecidos | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | -1 | 1 |
Penas | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | -1 | 1 |
Madeira | 1 | 2 | 0 | 1 | 0 | -1 | 1 |
Couro | 1 | 3 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Pedra | 1 | 4 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Aço | 1 | 6 | 0 | 2 | 0 | +2 | 1.5 |
Bronze | 2 | 7 | 0 | 2 | 0 | +1 | 2.0 |
Prata | 2 | 8 | 0 | 2 | 0 | +1 | 2.5 |
Ouro | 2 | 10 | 0 | 3 | 0 | +1 | 3.5 |
Platina | 3 | 10 | 0 | 3 | 0 | +3 | 4.0 |
Diamante | 3 | 9 | 0 | 3 | 0 | +3 | 4.5 |
Obsidiana | 3 | 12 | 0 | 3 | 0 | -1 | 4.0 |
Aço Galiriano | 3 | 14 | 0 | 4 | 0 | +4 | 5.5 |
Grimônio | 4 | 18 | 0 | 4 | 0 | -1 | 6.0 |
Zigônio | 4 | 22 | 0 | 4 | 0 | 0 | 7.0 |
Alizarita | 4 | 20 | 0 | 2 | 0 | 0 | 8.0 |
Urikirita | 4 | 20 | 0 | 2 | 0 | 0 | 8.0 |
Balarita | 4 | 20 | 0 | 2 | 0 | 0 | 8.0 |
Danarita | 4 | 20 | 0 | 2 | 0 | 0 | 8.0 |
*Minérios especiais como a Alizarita, Urikirita, Balarita e Danarita causam dano elemental.
Lista de materiais arcanos
Nome | Grau Recomendado | Dano Físico Extra (Armas) | Dano Mágico Extra (Armas) | Redução de Dano Físico (Armadura) | Redução de Dano Mágico (Armadura) | Durabilidade | Multiplicador |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Pó de Gema | 1 | 0 | 2 | 0 | 0 | -1 | 1 |
Fragmentos de Gema | 1 | 0 | 3 | 0 | 1 | -1 | 1 |
Coração da Floresta | 1 | 0 | 4 | 0 | 1 | -1 | 1 |
Gema Arcana Bruta | 1 | 0 | 5 | 0 | 2 | -1 | 2 |
Gema de Andesita | 1 | 0 | 5 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Carbonita Imperial | 1 | 0 | 6 | 0 | 2 | +1 | 1.5 |
Gema de Bronze | 2 | 0 | 7 | 0 | 2 | +1 | 2.0 |
Matéria Argenta | 2 | 0 | 8 | 0 | 2 | +1 | 2.5 |
Estrela Áurea | 2 | 0 | 10 | 0 | 3 | +1 | 3.5 |
Gema Arcana Lapidada | 2 | 0 | 11 | 0 | 3 | +1 | 3.5 |
Platina Solar | 3 | 0 | 10 | 0 | 3 | +2 | 4.0 |
Diamante Lunar | 3 | 0 | 10 | 0 | 3 | +2 | 4.5 |
Obsidiana Primal | 3 | 0 | 12 | 0 | 3 | -1 | 4.0 |
Gema Arcana Perfeita | 3 | 0 | 15 | 0 | 4 | +1 | 6.5 |
Chama Galiriana | 3 | 0 | 14 | 0 | 4 | +2 | 5.5 |
Eco de Grimória | 4 | 0 | 18 | 0 | 4 | -1 | 6.0 |
Fulgor de Zígon | 4 | 0 | 22 | 0 | 4 | 0 | 7.0 |
Flama de Alizarita | 4 | 0 | 20 | 0 | 2 | 0 | 8.0 |
Lágrima de Urikirita | 4 | 0 | 20 | 0 | 2 | 0 | 8.0 |
Zéfiro de Balarita | 4 | 0 | 20 | 0 | 2 | 0 | 8.0 |
Centelha de Danarita | 4 | 0 | 20 | 0 | 2 | 0 | 8.0 |
Gema Primordial | 4 | 0 | 25 | 0 | 6 | +1 | 10.0 |
*Minérios especiais como a Alizarita, Urikirita, Balarita e Danarita causam dano elemental.
Precificação de Itens
Os preços que fornecemos nas tabelas de Itens e Armas são apenas para os itens de Madeira (no caso de Armas), e de Couro e Aço (no caso de Armaduras).
Mas e se você precisar saber qual é o preço de um Escudo de Aço Galiriano? Na seção do Narrador, temos um guia específico pra te ajudar nessa tarefa, inclusive no caso de itens com afixos físicos e mágicos.
Vale lembrar que os preços e até mesmo os valores mecânicos de dano e proteção exibidos aqui são apenas referência, e nada impede que itens como esse nas suas aventuras sejam mais poderosos, ou tenham valor diferente do que os sugeridos aqui. Sabemos que essa também é uma decisão do Narrador, visto que algumas cidades podem ter economias mais infladas e forçando preços a subir ou descer conforme a necessidade.