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Cenas de Jogo

Explorando o mundo das Terras Místicas

Dentro de um Jogo de RPG de Mesa, você como jogador estará interpretando um personagem que passará por diversas localidades, desde vilarejos, castelos fantasmas, florestas e outros lugares incríveis.

Cada um desses lugares, será propriamente descrito pela pessoa no papel do Narrador, aquele que está contando a história. Chamamos esses lugares de "Cenas". Cada Cena de jogo trará um número infinito de ações que o seu personagem pode realizar.

O seu papel como jogador é o de interagir com essas Cenas, realizando Ações cujo resultado será anúnciado de volta pelo Narrador. Para interagir com a Cena, tudo que você precisa fazer é dizer como quer reagir.

Quando vocês chegam ao castelo, uma densa névoa cobre o lugar. O ar é frio, e o silêncio é arrebatador. À frente de vocês, uma grande e massiva porta de ferro que conduz ao interior do castelo parece semi-aberta.

Talvez você prefira entrar na pele de seu personagem, e dizer a primeira coisa que veio na cabeça dele:

"Uau, devem haver centenas de tesouros valiosos aí dentro! O que estamos esperando, vamos entrar!"

Ou talvez você não se sinta confortável atuando como o seu personagem, o que é totalmente plausível, e talvez prefira dizer isso na Terceira pessoa:

Certo, eu grito para o grupo que centenas de tesouros valiosos estão esperando a gente ali dentro, e digo a todos pra entrarem!

Conforme você acostumar com o seu personagem e com o seu grupo de jogo, é natural que você fortaleça o vínculo que possui com ele. Não só com ele, mas com sua história e sua personalidade.

E ai, talvez você passe a se sentir mais confiante para atuar na pele dele. Esse tipo de atuação é que chamamos de Interpretação, e incentiva os outros jogadores a entrarem na brincadeira e atuarem como seus personagens também.

Avançando de Cenas

A pessoa jogando no papel de Narrador é a responsável por abrir espaço para que os Jogadores possam Interagir com a Cena, e avançar para novas Cenas conforme a história avança. Então, assim que nossos aventureiros decidirem entrar no castelo, o Narrador dirá:

Vocês empurram a pesada porta de ferro, e um grande estrondo reverbera no alto pé direito do salão de entrada. Aos lados, duas escadarias compridas levam a um tipo de mesanino, e um longo e extenso salão de recepção contendo estátuas de ferro se extende a frente. Uma delas parece estar sem cabeça.

Neste exemplo, o Narrador saiu da Cena "Exterior do Castelo" para descrever a Cena "Interior do Castelo".

Em todas as cenas, o Narrador dará dicas de ações que os jogadores podem realizar, e dará caminhos para que eles avancem para outras cenas.

Transição de Cenas