Realizando Ações
O RPG de Mesa é um jogo sobre sobre ações e reações. É sobre viver uma história na pele de um personagem fictício.
Esse personagem terá sua própria história, suas motivações, e seus sonhos. Seu objetivo é guiar o personagem no mundo fictício do Fábulas & Goblins, e para isso, você realizará muitas ações.
Essas ações podem ter resultados positivos ou negativos para o seu personagem, e muitas vezes, esses resultados vão depender das suas escolhas, do contexto, e quase sempre dos dados.
1. Realizando uma Ação
Realizar uma Ação no jogo é tão simples quanto observar e reagir a uma descrição do Narrador.
Talvez o Narrador esteja dizendo:
Ao entrar na sala, vocês enxergam um lindo quadro na parede. Há também uma pequena estante com uma estátua de Madeira de um Javali esculpido delicadamente, colocada de forma centralizada sob um pequeno tapete de veludo.
Realizar uma ação no jogo é tão simples quanto dizer: Eu quero pegar a Estátua!
Mas como tudo na vida, nem sempre as coisas são como parecem, e muitas vezes, suas ações serão sempre acompanhadas de consequências, que podem ser boas ou ruins.
2. Consequências da Ação
Talvez haja uma consequência por mexer na estátua do Javali, e logo após a sua ação, o Narrador diga:
Quando você levanta tira a estátua de sua posição, um estralo sutil é ouvido, como se algo tivesse desencaixado de algum lugar. No lugar da estatueta, você vê o desenho de um Pino que parece se encaixar perfeitamente na estátua. Imediatamente, a sala começa a tremer, quando uma das paredes finalmente revela uma passagem secreta!
Dessa vez seu personagem deu sorte pois a consequência dessa ação no final das contas parecia ser inofensiva, mas lembre-se, nem sempre será assim!
3. Ações com Rolagem
Muitos tipos de ação são consideradas Ações Livres, sem qualquer exigência que você precise cumprir para realizar.
Entretanto, algumas ações mais complexas podem gerar uma rolagem de dados, pois o Narrador precisa ter certeza que o seu personagem está preparado para realizar aquela ação de forma eficiente.
No exemplo que mencionamos acima, um dos Personagens desejou inspecionar o lindo Quadro na parede. Havia sim um segredo no quadro, mas o Narrador não estava disposto a entregá-lo tão facilmente. Então ele pede que o personagem realize um Teste de Perícia para testar o Intelecto do personagem, pois ele quer ter certeza que o Personagem tem a habilidade necessária para entender o segredo do Quadro.
Outro exemplo comum de Ação com Rolagem é o combate, onde se utilizam Ações de Desafio, que são ligeiramente diferente das Ações de Perícia. As sessões posteriores explicarão melhor sobre esses dois tipos distintos de Ações.
Já a rolagem em sí é feita lançando-se dois (2) dados de vinte faces (d20), seguindo as regras do Sistema Duo20.