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Turno do Jogador

Chegou a sua vez, o que você vai fazer?

Combate iniciado, Iniciativas calculadas, até os inimigos já jogaram, mas agora chegou sua vez.

O que vai fazer?

O Turno do Jogador é o seu momento de brilhar. Aqui, você poderá realizar 2 (duas) ações, sendo as mais comuns delas a de Movimento e de Ataque.

Mas existem muitos outros tipos de ações que você pode fazer, e nesta seção vamos falar sobre elas.

7 segundos para agir

Um Turno de jogo leva em média 7 segundos. Mas é lógico que esse tempo é uma estimativa, e que na prática talvez suas ações levem um pouco mais de tempo.

Mas antes que você entenda que ações pode realizar, é importante dizer que as Ações neste jogo são categorizadas em 3 Tipos básicos:

  • 1x Ação Menor (Ex: Mover-se)
  • 1x Ação Maior (Ex: Ataque)
  • Múltiplas Ações Livres (Ex: Falar com um Aliado)

Chamamos isso de Tipo de Ação. Uma Ação de Movimento é considerada como uma Ação Menor, já a Ação de Ataque é considerada como uma Ação Maior.

Essas duas ações são consideradas como "as mais comuns em um combate", mas muitas vezes você vai sentir que precisa realizar outros tipos de Ações, e é exatamente o que vamos explicar a seguir.

Tipos de Ações

Um bom Combate não se resume apenas em Correr e Bater. Muitas vezes, você sentirá a necessidade de realizar outras manobras que podem favorecer drasticamente o combate, como por exemplo empurrar um pedregulho sobre seus inimigos lutando em um nível inferior.

Esse tipo de Ação é o que chamamos de Ação Física, e é considerada uma Ação Maior, assim como o Ataque. Mas além dela, existem diversas outras ações que você pode querer realizar no jogo:

Ações Maiores

Dificilmente você poderá realizar duas Ações Maiores num mesmo turno. Isso porquê essas ações geralmente são mais impactantes no combate, e por isso precisam ser mais controladas. Mesmo assim, alguns poderes especiais de Grimos podem alterar essas Regras, permitindo que Personagens realizem Ações de Ataque extra, por exemplo.

AçãoDescrição
AtacarPode ser um ataque corpo a corpo, a distância, ou até uma magia. Essas atividades contam como 1 ação. Ataques só podem ser realizados 1 única vez por turno, a menos que outro efeito diga o contrário.
DefenderVocê assume uma instancia de defesa, se preparando para qualquer projétil ou ataque que possa te ferir até o seu próximo turno. Essa instancia aumenta sua Defesa em +1. A ação de Defesa requer toda a sua atenção no Combate, por isso, quando você decide se Defender, você não pode nem atacar nem se mover.
Trocar de ArmaPode ser feita uma vez ao turno, e conta como 1 ação.
Ações FísicasAqui consideramos como Ações Físicas qualquer tipo de ação, acrobática ou não, que exige que o personagem mude o seu foco de combate para algum objeto ou região do combate, e realize um movimento físico.

Ações Menores

Diferente das Ações Maiores, as Ações Menores são mais flexíveis, e permitem que você troque sua Ação Maior do seu turno por mais uma Ação Menor. Ou seja, ao invés de se Mover e Atacar, você pode usar a Ação Mover duas vezes, e isso equivale à ação Correr.

AçãoDescrição
Mover-seEssa atividade consiste em se movimentar pelo mapa usando seus pontos de movimento.Ex: Possuir 3 pontos de movimentos indica que você apenas poderá se mover 3 quadrados (horizontal ou vertical). Ações de movimento podem ser realizadas 1 ou 2 vezes no turno. (Mover-se 2 vezes sem atacar é considerado como “Correr”) O combate estratégico do Fábulas & Goblins se baseia num grid quadrado, e você pode se movimentar na Horizontal ou na Vertical, mas nunca na Diagonal.
CorrerÉ a mesma coisa que se Movimentar 2 vezes no turno. Quando você corre, você não pode atacar pois já usou as suas duas ações. (A menos que outro efeito lhe diga o contrário).
Levantar-seGeralmente usada quando seu personagem foi derrubado de alguma forma. Consome 1 ação.