Skip to main content

Saque suas armas

Preparando-se para o combate

O Confronto é inevitável, e vocês estão de frente para o Inimigo. Não é mais possível fugir. O que fazer? Hora de sacar suas armas, e se preparar para o combate!

Você e seus inimigos sacam suas armas, e o combate finalmente se inicia.

A primeira etapa do Combate é decidir quem vai agir primeiro. Chamamos isso de Iniciativa.

Regras de Combate

Em resumo, um Combate acontece da seguinte maneira:

  1. Antes de tudo, os Personagens calculam sua Iniciativa de Combate.
  2. O Combate então se inicia, organizado em forma de Rodadas.
  3. Cada rodada possui diversos Turnos, que podem ser de Personagens ou Inimigos.
  4. Durante um Turno, cada participante realiza Ações.
  5. Quando o participante esgota suas ações, um novo Turno se inicia para outro participante seguindo a Ordem de Iniciativa.
  6. O Turno dos Inimigos sempre se inicia de forma reativa a um Turno de Personagem. Quem faz esse controle é o Narrador.
  7. Quando todos os Personagens e Inimigos já tiverem agido, uma nova rodada se inicia.
  8. Uma rodada se encerra imediatamente se um dos lados tiver vencido completamente.

Ao longo deste Capítulo vamos explicar mais sobre os tipos de ações e outras características importantes do combate, começando pela explicação da Iniciativa.

Iniciativa

No Fábulas & Goblins, a Iniciativa é definida por um sistema misto, onde os Personagens possuem um valor de iniciativa, e os inimigos agem reativamente dependendo das ações dos Personagens.

O valor de Iniciativa é definido pela soma da Agilidade, Destino e outros Bônus de Iniciativa que o personagem possuir. (consulte a seção Calculando Iniciativa para entender o cálculo)

Uma vez com o Valor de Iniciativa em mãos, você rolará um único D20 para calcular sua Iniciativa de Combate. É ela que vai definir a Ordem de ação dos jogadores.

O resultado do dado será somado ao seu valor de iniciativa. Uma vez que todos os jogadores calcularem suas iniciativas de combate, a ordem final será determinada do maior resultado para o menor resultado.

Os inimigos por sua vez não possuem iniciativa, e agem apenas reagindo as ações dos personagens (salvo algumas excessões). Na Seção para Narradores damos algumas dicas sobre como o Narrador pode conduzir os inimigos durante o combate.

note

Uma excessão à regra de iniciativa é que, no início do confronto, os jogadores podem entrar num consenso e decidir se querem que algum jogador faça sua ação primeiro. Chamamos isso de Ordem do Grupo.

Ataque Surpresa

Alguns tipos especiais de combates podem mudar a Ordem de Iniciativa.

Um deles é o Ataque Surpresa. Nele, o Grupo que está surpreendendo pode agir uma rodada inteira antes mesmo que a iniciativa seja calculada.

Essa regra se aplica tanto aos Jogadores quanto para os Inimigos.

Criaturas sabem utilizar bem o elemento surpresa, pois suas vítimas frequentemente não conhecem seu territórios, e se tornam presas fáceis se estiverem distraídas.