Pontos de Ataque Principal
A melhor defesa é o ataque, certo? Ou pelo menos é o que dizem por ai.
No Fábulas & Goblins, cada jogador possui especificado em sua Ficha um valor de Ataque Principal, que é utilizado tanto para ataques corpo a corpo (ex: Espadas), quanto ataques à distância (ex Arco e Flecha) e armas de natureza mágica como Orbes e Livros
O Ataque Principal é usado sempre que você declara uma ação de ataque com armas a um inimigo, e ele será sempre somado ao resultado dos dados de ataque (2d20) para decidir seu sucesso.
Quando dizemos Ataque Principal, nos referimos a qualquer ataque feito com Armas ou Punho sem utilizar Poderes Mágicos.
Isso porquê no Fábulas & Goblins, Poderes Mágicos podem ter sua própria fórmula de ataque, que varia entre Ataques Elementais, Ataques de Reação, entre outros.
Se quiser saber mais como Atacar durante o combate, temos um Capítulo específico para isso, na sessão Regras de Jogo: Atacando durante o Combate.
Calculando seus Pontos de Ataque
Ao criar um personagem, você deverá calcular o seu Ataque Principal através da seguinte fórmula:
Atributo da Arma
Esse Atributo é descrito na própria arma.
Machados e Espadas por exemplo costumam ter a Força ou Resiliência como seu principal Atributo, enquanto Arcos e Facas de Arremesso costumam ter Agilidade ou Sobrevivência como atributo.
Logo, a arma que você utilizar definirá como você deverá calcular seu ataque.
Portanto lembre-se, sempre que trocar de arma, deve verificar se existe a necessidade de revisar seu ataque.
Caso você utilize duas armas, ou um escudo, pode calcular o ataque dele e marcar no campo da Ficha "Ataque Secundário".
Ataque da Arma
Esse atributo geralmente está especificado no próprio nome da arma: Ex: Machado Rúnico +3.
No quadro abaixo mostramos um exemplo dos Pontos de Ataque sendo utilizados em um Ataque com uma Orbe Rúnica:
Mirana é uma Adepta de Allura com +2 de Intelecto.
Mirana está equipando uma Orbe Rúnica +2 (Bonus de Ataque). O Atributo da Orbe Rúnica é Intelecto, portanto, para calcular seu ataque com a Orbe Mirana deverá fazer a seguinte conta:
P.A = 2 (Intelecto) + 2 (Ataque da Arma) = +4
Portanto, ao atacar um inimigo com 16 Pontos de Defesa, Mirana deverá rolar um D20 e somar +4 ao seu resultado. Neste caso, ela apenas acertará o inimigo se tirar pelo menos 12 no Dado (pois
12 + 4 >= 16
)Armas Físicas e Mágicas
A maioria das armas possuem natureza de ataque físico, como Espadas, Machados, e Flechas comuns. Então quando vemos a notação Espada +1, estamos nos referindo a uma Espada que causa dano físico e aumenta em +1 o seu Ataque Físico.
Porém, algumas armas especiais disparam projeteis mágicos, como é o caso das Orbes, Cajados e Livros. Essas armas, para efeitos de jogo são sempre categorizadas como Armas Mágicas, pois a capacidade de emitir projeteis de natureza mágica só é possível quando a magia se encontra armazenada dentro do item.
Dessa forma, quando dizemos Orbe +2, estamos nos referindo a uma Orbe que causa dano mágico e aumenta em +2 o seu Ataque Mágico.
Essa notação pode ser confusa a princípio, mas todas as Armas descritas em nosso Compendium possuirão uma marcação especial para dizer se são armas de dano físico ou mágico.