As Eras do Mundo
Os historiadores tem usado todas as ferramentas possíveis para documentar as Eras do mundo e a evolução da civilização, mas num mundo permeado por magia essa é uma tarefa complexa, pois alguns rastros já se apagaram para sempre.
No entanto, nessa seção vamos descrever tudo o que eles sabem sobre toda essa história.
Era da Concepção (-4b AB ~ 1000 AB)
Acredita-se baseado em estudos Geológicos que um grande Cataclisma Magnético, conhecido como Attra (em homenagem a Gismun Attra, Arcanista Razalan líder na pesquisa arqueológicca que levou a grande parte dos conhecimentos de concepção atuais) tenha fundado as Terras Místicas, surgindo por volta de 4 bilhões de anos. Ainda não é possível determinar totalmente se o mundo já existia ou não antes do Cataclisma Magnético, ou se alguma espécie sensciente tenha habitado o mundo neste período.
Era da Fundação (1001 AB ~ 2000 AB)
Nessa era, encontram-se relatos das primeiras civilizações ancestrais das Terras Místicas, como os Gudrak, os Ualarins e os Guximaxis.
Essas civilizações não se caracterizam por uma espécie única. Um exemplo são os Guximaxis, pois muitos historiadores entendem que todos os seres senscientes que viveram na região ao norte de Prismus na Era da Fundação eram considerados Guximaxis, fossem eles Goblins, Razalans ou Valdaris.
Alguns artefatos dessa era também sugerem a existência de civilizações Goblins. Um conflito histórico ainda sem explicação é que templos Gudrak na região de Prismus datam dos primórdios da Era da Fundação, mas parecem terem sido construídos com conhecimentos que só seriam descobertos na Era dos Impérios, quase cinco mil anos depois.
Era da Ascensão (2001 AB ~ 3000 AB)
É nessa Era que encontramos vestígios sólidos do surgimento dos primeiros grandes Reinos Razalans, como Aiu Bi'San e Yrd Rinar. Fósseis encontrados nas ilhas flutuantes ao oeste das Terras Místicas também sugeriram que os Razalans estabeleceram reinos em localidades bastante distintas geograficamente.
Vestígios do povo Armadon e Luminin também começam a surgir em Vônimus e Astraka, sendo os vestígios de Astraka os mais difíceis de contabilizar, devido as constantes interpéries do clima desértico e a ação das criaturas locais.
Era da Forja (3001 AB ~ 4000 AB)
Em meados de 3.500 AB, aparecem os primeiros vestígios de civilização Metalóide.
Vestígios de conflitos armados entre Razalans, Goblins e Armadons são reportados em vários continentes através da escavação de áreas vegetativas deterioradas.
Resquíscios de Armas metálicas, tecidos fossilizados e armaduras da época em estado semi-preservado reforçam a idéia de que guerras por disputas de poder ocorreram em todos os continentes do mundo. Esses eventos também parecem ser compatíveis com textos antigos escritos em papiro de seda.
A existência de artefatos metálicos sugerem que essa foi uma época de intensa forja e manipulação metálica. Os primeiros templos, muros e construções feitas com metais comuns também datam desse período, reforçando a tese de que uma possível corrida dos metais tenha ocorrido.
Era da Magia (4001 AB ~ 5000 AB)
Nessa época, diversos textos preservados de civilizações Metalóides e Goblins revelam os detalhes de uma época que parece ter sido predominantemente voltada para os estudos arcanos. A acessibilidade da Magia parece ter se expandido, e a criação dos primeiros pergaminhos e Itens Mágicos mais antigos geralmente datam desse período.
Relatos das primeiras guerras entre conjuradores acontecem também nessa época, com os Razalans, Lumininis e Metalóides liderando o rank de aptidão mágica.
A construção de templos mágicos, zigurates e outras construções de viés mágico parecem explodir nessa época, acelerando o crescimento de diversos reinos ao redor do mundo, e sendo responsáveis por um grande crescimento no número de itens mágicos e de herança.
Os relatos das primeiras plantações de Radamagi também datam da Era da Magia.
Era dos Impérios (5001 AB ~ 6000 AB)
Também conhecida como uma espécie de Guerra Fria, os relatos são de que a Era dos Impérios foi repleta de impasses, ameaças e disputas diplomáticas. A corrida armamentícia de artefatos mágicos da era passada culminou numa grande acumulação de riquezas e no desenrolar de conflitos armados que duraram até a era da exploração.
Textos antigos contam a história de regiões sagradas que foram completamente devastadas por poderosos embates mágicos levados por pura ganância e poder.
É nessa era também que os Razalans relatam terem desenvolvido a tecnologia para flutuação artificial das ilhas, resultando num rápido surgimento de Reinos Razalans e ilhas de comércio controladas por reinos poderosos.
Ainda no final dessa Era, os Valdari revelam suas nações soberanas aos reinos terrestres, e forjam alianças para combater o avanço dos terríveis Ípiros em seus territórios submersos.
Os Armadons também demonstram grande poder contra o avanço dos Algul's, relatando a construção de fortalezas impenetráveis em Astraka.
Era da Exploração (6001 AB ~ 7000 AB)
Nessa Era, grandes pactos de aliança entre os povos são estabelecidos para possibilitar a exploração de outros continentes.
Aqui vemos as primeiras versões dos contornos mapeados dos continentes de Astraka, Prismus e Galamtia, sendo Vônimus o último a integrar o conjunto dos territórios já explorados.
Uma versão do mapa das terras conhecidas começa a se popularizar pelo mundo, sendo pela primeira vez referida como as Terras Místicas.
Os Goblins lideram a exploração, através da invenção dos transportes aéreos movidos por conjuradores elementais do ar, e estabelecendo diversas rotas de comércio com os reinos submersos dos Valdaris e as ilhas flutuantes dos Razalans.
Era do Sangue (7001 AB ~ 8000 AB)
Considerada como uma das eras mais brutais do mundo, a Era do Sangue é a consequência do que os historiadores chamam de Exploração abusiva. Algumas areas consideradas sagradas passaram a ser dominadas por civilizações Goblins, e esses desentendimentos levaram a conflitos sangrentos com Razalans naquela que foi conhecida como a Guerra Flutuante.
Metalóides, cansados de serem caçados, ergueram-se em resistência em um conflito perene contra os Goblins, apoiados por grandes reinos Razalans.
A Diplomacia passada dos Valdari também culminou numa guerra contra os Armadons, que perderam milhares de soldados no combate aos Ípiros e foram recompensados com uma sansão econômica severa do Conselho dos Saru por conta da destruição acidental de um monumento Valdari. A Guerra da Areimar, como ficou chamada, resultou na ruína de milhares de Valdaris e Armadons.
O esforço desmedido dos Metalóides para rechaçar os Goblins culminaria duzentos anos depois em uma Guerra contra os Luminins, que tiveram suas terras arrasadas pelo resultado da guerra, além da ocupação de diversas Florestas de Cristais. A guerra vencida pelos Luminins provou ao mundo o poder mágico dessas pequenas e valentes criaturas, num conflito mágico conhecido como o A Batalha dos Cristais.
Após quase mil anos de Guerras devastadoras, no final do milênio, o mundo estava cansado, e uma pressão global exigia das nações um momento de paz. Por isso, cada um dos representantes de cada espécie se reuniram pela primeira vez em um esforço de união que culminaria no Conselho dos Reinos Unidos. Como parte dessa união, um Augúrio de cada espécie seria escolhido como conselheiro para demonstrar poder e atuar como diplomatas a favor da união dos povos.
Os Augúrios definiram num discurso histórico que os Reinos podiam ser diferentes, e as espécies distintas, mas cada indivíduo em cada canto do mundo seria parte de um só povo, que eles batizzaram de Misticianos.
Era do Blecaute (0 DB~)
Apesar da Era do Blecaute iniciar no ano de 0 D.B, 1.000 anos de Caos e conflitos se passariam após o inverno de 8002 A.B, onde o Cataclisma mágico conhecido como Blecaute mudaria o mundo para sempre.
A maioria dos Augúrios do Conselho dos Reinos Unidos haviam perecido ou estavam desaparecidos, culminando no fim do conselho e um periodo sombrio que assolaria as Terras Místicas.
A descoberta mais impressionante dessa Era até o **presente momento** é a descoberta dos Grimos de poder, artefato que teria devolvido a esperança dos Misticianos, que com o Blecaute haviam perdido a capacidade de controlar a magia.
Numa era com cada vez mais invasões de criaturas selvagens poderosas, uma nova figura misteriosa referida como o Rei dos Monstros começa a crescer através de rumores e ameaça a estabilidade dos reinos do mundo.