Grupos Notáveis
Na história das Terras Místicas, diversos termos especificos surgem de forma frequente, nas lendas, nas Fábulas, na Mitologia, Política e Religião.
Alguns desses termos são o que chamamos de "Conhecimento Cultural", ou seja, uma categoria de informações que é amplamente conhecida pela população das Terras Místicas, independente do local ou da cultura que você se localize.
Além disso, do Oriente ao Ocidente, a caracterização desses termos também foi re-significada para se adaptar aos costumes locais, como você vai ver nas próximas páginas.
Aqui, falamos um pouco sobre os Grupos mais notáveis das Terras Místicas.
Academias de Grimo
Sem dúvida as mais populares, essas Academias são os locais sagrados onde o conhecimento de um Grimo é ensinado para seus Adeptos. É a "escola da Magia" para aqueles que querem aprender a como conjurar a magia através de Grimos.
O Treinamento para estar apto a utilizar um Grimo pode variar de 1 a 3 anos, então realmente depende do tipo de conhecimento e os requisitos que você precisa.
Todos os personagens do Fábulas & Goblins teoricamente já começam dominando um dos Grimos, o que de certa forma assume que eles dedicaram pelo menos 1 ano de vida para absorver os conhecimentos mágicos do Grimo escolhido.
Algumas escolas, como a Guilda de Kanus, não impõe qualquer tipo de requisito para se tornar um adepto. Outras podem exigir algum tipo de vínculo com um Tutor, ou as vezes até uma Carta de Referência por escrito.
Na página de cada Grimo também está descrito qual é o requisito para se juntar à academia, caso esse não seja o seu Primeiro Grimo.
Os Ecos
Os Ecos são manifestações astrais que representam o balanco das energias do mundo nas Terras Místicas.
Até o momento através da análise de registros históricos, foi reconhecida (não necessariamente comprovada) a existência de 12 Ecos Elementais, cada um mapeando para um dos 12 Elementos Mágicos.
Eles também são venerados como Deuses numa Religião conhecida como Eterialismo, e algo curioso a se constatar é que nem sempre aqueles que acreditam na existência dos Ecos são Eterialistas.
Muitos povos por exemplo consideram os Ecos apenas como uma espécie de Folclore, já outros levam mais a sério, ou até mesmo tem relatos de avistamento de criaturas que batam com a descrição de uma desses colossos.
Todos os Ecos são representados por criaturas bestiais ou seres mitológicos gigantescos, e não existe qualquer menção a existência de Ecos encarnados em Goblins, Armadons, Metalóides ou qualquer espécie Aelítica.
A consciência dos Ecos também seria imortal, de acordo com os escritos antigos, pois eles atestam que mesmo que um Eco morra, sua presença astral reincarnará fisicamente em algum local das Terras Místicas, e é esse poder que garante que os Ecos sempre estejam guardando e protegendo seus elementos originais.
Os Augúrios
Antigamente, quando as pessoas comuns podiam acessar e manipular a magia livremente, havia sempre um limite que cada um poderia chegar.
Alguns nasciam com um Elo Mágico fraco, podendo apenas manipular feitiços simples e de baixa complexidade. Outros por sua vez já nasciam manipulando a Magia com grande facilidade e excelência.
Mas haviam alguns indivíduos realmente raros. Eram crianças que desde bebês já eram capazes manipular, mesmo que de forma acidental, 3 ou mais elementos simultaneamente, um feito para toda uma vida, sendo considerados pelos estudiosos como Prodígios Mágicos, algo considerado raríssimo mesmo em uma população de milhões.
Esses indivíduos eram tirados de suas famílias e levados a complexos mágicos onde aprenderiam desde pequenos a exercer seu potêncial Mágico ao máximo, tornando-se o que chamavam de Augúrios.
Os Augúrios eram frequentemente pessoas mediúnicas, possuindo um relacionamento tão especial com a magia, que podiam ouví-la sussurar desde as terras remotas de Grimória.
Aqueles que detinham tal poder tornavam-se Conselheiros importantes de Grandes Raínhas e Reis, ou isolavam-se em terras distantes para ensinar magia àqueles dispostos a ouvir seus ensinamentos.
Quando o Blecaute aconteceu, muitos Augúrios foram fatalmente afetados, pois remover seu vínculo mágico representava um choque muito maior do que qualquer um poderia suportar.
A capacidade mágica dos Augúrios foi sim severamente afetada, mas mesmo assim o poder desses indivíduos ainda é muito superior a qualquer um dominando um, dois ou três Grimos e um punhado de Radamagi. Eles foram os únicos indivíduos do mundo a continuarem conjurando a magia, mesmo que de forma parcial, e mesmo assim, muitos não puderam aguentar as exigências e apelos de seu povo, que exigia cada vez mais de seus espíritos.
Com o passar dos anos, muitos pereceram, outros fugiram, ou estão desaparecidos.
Líderes da Tempestade
Cunhados no temor da tempestade infinita, os Líderes da Tempestade são os Alto Sacerdotes supremos da Ordem dos Tempestos.
Enquanto os Tempestos representam o culto a Doutrina, Religião e Ordem, os Líderes são figuras ocultas que cuidam dos assuntos políticos que estão muito acima das pretensões da Doutrina.
Normalmente considerados extremamente poderosos, perigosos e influentes, não se sabe ao certo quem são nominalmente os Alto Sacerdotes, pois o desejo dos Líderes da Tempestade é se mantenham infiltrados entre os seus, para que possam saber com antecedencia de distúrbios que possam prejudicar a Doutrina.
Seus espiões estão por toda a parte, abafados pelo som do trovão e cobertos pela sombra da tempestade.
Ordem do Protetorado
Após um período extenso de Guerras na Era de Sangue por domínio de territórios, diversos reinos das Terras Místicas entraram em um acordo que um Território Neutro deveria ser estabelecido para tratar de Assuntos Diplomáticos, e que cada Reino deveria fornecer recursos para formar essa organização.
Seu objetivo, além de agir como Diplomatas e Mediadores em pró da Paz e Justiça, seria o de possuirem autonomia militar para agirem de forma independente, como Representantes da Paz e Justiça Mundial.
Essa organização ficou conhecida como a "Ordem do Protetorado".
A sede inicial da Ordem tinha como objetivo treinar um contingente de Cavaleiros, que precisariam estar prontos para defender e representar a Ordem em quase de conflitos políticos perigosos.
A Ordem serve cegamente apenas aos 7 lemas da justiça estabelecidos em sua fundação.
- (Noncatari) Acatarás a causa alguma, sendo a sua única a própria Justiça do Protetorado.
- (Conkistari) Conquistarás a Justiça, sendo sua Lâmina apenas uma ferramenta.
- (Ecspurgari) Expurgarás a Injustiça do mundo, mesmo que impérios devam ser derrubados.
- (Protecteri) Protegerás os seus iguais, a menos que isso não prejudique a Ordem.
- (Hecsitari) Hesitarás levantar sua Lâmina em vão. A mente sã é a maior ferramenta da Justiça.
- (Acoleri) Acolherás os fracos benevolentes. Sendo essa a maior justiça de todas.
- (Sacriceri) Sacrificarás a própria vida em nome da Justiça. Sendo este o seu Karma.
Armada da Asa Rubra
A Armada da Aza Rubra é a instituição militar que sobrevoa e mantém a ordem nos céus das Terras Ivérnicas. Constituída majoritariamente por Armadons, a Armada possui oficiais renomados que estão sempre a frente de decisões políticas nos Reinos dos Razalans.
Frequentemente é possível avistar a massiva Armada de Aeronaus sobrevoando os continentes em enxames de milhares de Aeronaus.
A Armada é responsável por combater os Corsários Aéreos, além de proteger os reinos terrestre de ameaças aéreas perigosas como Drogos e Knerotracos.
Os Aza Rubras, como são chamados, são conhecidos por seu semblante vermelho das Asas dracônicas atravessadas por uma Espada afiada.
Conselho dos Saru
Os Saru's são criaturas ancestrais cujo povo foi extinto a milhões de anos atrás.
Por viverem milhares de anos, os Sarus desenvolveram grande sabedoria, carregando um grande conhecimento e entendimento dos acontecimentos das eras passadas.
Para além dos reinos de Timéria, os Saru também são extremamente respeitados, não só por serem fundadores do Ostrecismo, mas por comporem o Conselho político conhecido como o Conselho dos Saru.
Juntos, pelo menos Oito Sarus são integrantes de honra e mérito do Conselho dos Reinos Livres, organização que visa tomar decisões em caráter de Neutralidade para resolver problemas Extra-continentais ou de Diplomacia entre países para evitar guerras e derramamento de sangue.
Além dos Sarus, Valdaris e até outras espécies já integraram o Conselho, sendo referidos apenas como Sarunins.
A Irmandade do Cetro
Essa organização misteriosa é formada por um conjunto de Arcanistas muito influentes, que teoricamente teriam posse de um artefato conhecido como Cetro Celeste.
Dizem as escrituras que o Cetro, recuperado no passado das ruínas de um importante reino Gu'drash, seria um dos Presentes iniciais dos Deuses para seus filhos.
O Cetro teria o poder de conjurar um feitiço global, que afetaria cada ser vivo e cada centímetro de existência das Terras Místicas. Alguns até dizem que ele teria sido usado para conjurar o próprio Blecaute.
No início de sua concepção, a Irmandade do Cetro usou o Cetro Celeste como ferramenta de barganha para ganhar respeito, mas milênios após sua existência, não se sabe ao certo se eles ainda teriam posse do poderoso artefato.
Mesmo assim, os integrantes da Irmandade seguem influentes no mundo, sendo respeitados pelo seu teórico poder nuclear e seu conhecimento mágico.