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Propriedades da Magia

Existem várias formas de acessar a Magia no Fábulas & Goblins, aqui falamos um pouco sobre cada uma delas...

A Magia no Fábulas & Goblin é bastante diversa e pode se originar de várias fontes diferentes: Seja um Artefato, uma Criatura, uma Energia Rúnica, todas são bastante relevantes no mundo, e são vistas, respeitadas e utilizadas de formas diferentes.

Nessa seção, vamos te contar mais sobre todas formas que a Magia é utilizado no mundo de jogo.

Grimória: A Origem

Todos os povos, de uma forma ou de outra acreditam que a Magia possua sim um plano original, um local onde toda a Magia foi criada, e que de lá tenha fluí do ao nosso mundo conforme o tempo. Esse local é frequentemente referido como Grimória, o Plano da Magia.

Alguns acreditam que um Deus antigo tenha aberto o portão de Grimória, e trazido a Magia para as Terras Místicas, outros acreditam que ela tenha sido descoberta. Já outras linhas de pensamento afirmam que as Criaturas em sí foram as primeiras portadoras da Magia, e que não era a Magia em sí que populava Grimória, mas sim as Criaturas.

Pergaminhos

Os Pergaminhos, como se sabe, são a forma mais popular e acessível da Magia no mundo. Antigamente, antes do Blecaute, qualquer pessoa comuns podiam manipular feitiços comuns e de baixa complexidade, mas nos tempos de hoje, isso só é possível através de itens mágicos como os Pergaminhos.

Um pergaminho é composto por uma fibra de papel embedada em feitiço líquido. Com o tempo, o Pergaminho absorve a natureza do feitiço em suas fibras, e qualquer um que romper o selo ou ativar magicamente o Pergaminho, pode utilizar seu conteúdo como se a própria pessoa estivesse conjurando o feitiço.

Pergaminhos por outro lado possuem algumas limitações:

  • Não podem armazenar mais de um feitiço ao mesmo tempo.
  • São frágeis, podendo se romper sozinhos ativando o feitiço antes do tempo.
  • Tem uma capacidade de armazenamento mágico limitada, e não é capaz de armazenar feitiços muito poderosos.
  • Seu processo de fabricação não é trivial, e exige uma fibra específica para ser confeccionado.

Gemas

As Gemas são cristais mágicos que armazenam magia. Eles estão espalhados pelo mundo todo em todos os biomas. Assim como outros materiais, as Gemas mais comuns tem sinergia elemental e são propícias a "gostarem" mais de um elemento específico, e por isso, são frequentemente usadas para criar itens de conjuração rápida para aqueles que não possuem domínio da magia.

No geral, Gemas armazenam mais magia que os pergaminhos, sendo geralmente divididas em:

  • Gemas Brutas, coletadas em sua forma natural e manipulada para criar itens de conjuração mágica.
  • Gemas Lapidadas, que é basicamente um passo além das Gemas brutas, onde as melhores são unidas e lapidadas para melhor aproveitamento.
  • Gemas Perfeitas, selecionadas por mineiradores experientes e lapidadas de forma perfeita para maximizar sua potencia.
  • Gemas Primordiais, encontradas apenas nas profundezas do mundo, e conhecidas por terem propriedades que superam até mesmo a Radamagi.

Assim com os pergaminhos, as Gemas, apesar de mais resistentes, também tem limitações:

  • Não podem armazenar mais de um feitiço ao mesmo tempo.
  • Tem uma capacidade de armazenamento mágico limitada, e não é capaz de armazenar feitiços muito poderosos.
  • Seu processo de fabricação não é trivial, e exige uma fibra específica para ser confeccionado.

Itens Mágicos

De forma similar as gemas, Armas, Armaduras e outros Adereços e Equipamentos corporais também podem armazenar magia. Esse processo é ainda mais complexo que o dos pergaminhos e gemas, porque exige que um Ferreiro especializado manipule a magia numa forja especial, selando-a dentro do item.

Antigamente esses itens eram criados como heranças em famílias de Arcanistas muito ricos, mas com o passar do tempo, a prática se tornou mais comum, sendo realizada também comercialmente por Ferreiros especializados.

Itens Mágicos são melhores que Pergaminhos e Gemas em quase todos os aspectos, pois podem armazenar maior quantidade de magia, além de conseguirem armazenar múltiplas capacidades mágicas ao mesmo tempo. Além disso, são seguros e controláveis.

Transformando Itens comuns em Mágicos

Os Metalóides, por serem criaturas que vivem através do fluído mágico, são as únicas capazes de transmutar itens comuns em itens mágicos. Eles fazem isso utilizando sua própria essência através de um processo chamado "Manipulação Mágica".

Apesar de ser um processo delicado e que leva tempo, os Metalóides se tornaram mundialmente respeitados por forjar Ítens Mágicos de elevada qualidade.

No livro, há também uma regra especial para que o Narrador possa determinar qual será a propriedade do Item mágico, caso o metalóide seja bem sucedido.

Itens de Herança

Ainda mais raros e mais poderosos que os itens mágicos, os Itens de Herança são itens mágicos especiais, muitas vezes confeccionados eras atrás por famílias abastadas e influentes, e passados de geração a geração para cavaleiros e aventureiros poderosos.

Itens de Herança raramente são vendidos por mercadores comuns, e encontrar um desses sem dono já é uma ocasião bastante rara, mas identificá-los geralmente é bastante fácil devido a qualidade dos materiais e o refinamento artesanal feito no item.

Geralmente esses itens são criados por Ferreiros extremamente experiêntes, de renome internacional, e sempre levam uma ou mais marcas que remetem ao brasão da família, ao símbolo do guerreiro e algumas vezes a marca em homenagem ao portador atual ou original.

De certa forma, Grimos e Itens de Herança tem propósitos parecidos, que é o de passar o poder e conhecimento de seu portador para as gerações futuras, e por isso, sempre que se deparar com itens assim, pode ter certeza que possuirão características físicas e mágicas bastante poderosas e únicas.

Radamagi

Outras civilizações também pesquisaram formas mais criativas de armazenarem magia.

Os Razalans, uma das raças mais antigas das Terras Místicas, possuem a forja mágica em seu DNA desde os primórdios conhecidos de sua existência.

Como seres sutís que apreciam a beleza das coisas simples, eles desenvolveram uma técnica de armazenamento mágico conhecida como Radamagi, que consiste em injetar a essência mágica numa trama especial feita com as estranhas folhas da Radanis Colífera, planta de origem Ivérnica que parece apenas florescer nas ilhas flutuantes.

Cada Radamagi é tecida delicadamente pelas as mãos de experientes Mestre-Elo Razalan, que por fim injetam a essência mágica na câmara interna da estrutura.

A Folha tem propriedades de isolamento mágico, e podem armazenar grande quantidade de magia durante Eras.

Os Razalans também são conhecidos por possuirem belíssimas fazendas de Magia cultivadas dentro de enormes Domos nas ilhas de Ivernicos.

Ao pressionada com as mãos pelo utilizador, a Radamagi libera o poder mágico e cede o controle ao seu utilizador, que pode utiliza-lo como quiser.

Comparada com os Pergaminhos e muitos tipos de Gemas, a Radamagi é uma versão aprimorada e superior, mais cara para fabricar mas muito mais eficiente em termos de armazenamento mágico e manipulação.

Infelizmente, nos tempos de Blecaute, Pergaminhos Radamagis são cada vez mais raros.

Grimos

Seja lá qual for a sua explicação para a chegada da Magia no mundo, a Magia é de fato algo real e pulsante no mundo das Terras Místicas.

Quando o Blecaute aconteceu, todos aqueles que antes podiam manipulá-la diretamente, passaram a ser de alguma forma "blindados" à sua presença.

Foi uma época em que os Pergaminhos mágicos estavam em alta, pois armazenavam uma quantidade razoável de poder Mágico, e salvaram a vida de muitos Reinos e Aventureiros.

Mas os Grimos mudaram tudo isso. Diferente de um pergaminho, ou um Radamagi, os Grimos tem sua própria evolução, e conforme aumentam seu vínculo com o conjurador, tornam-se ainda mais poderosos juntos.

Com o passar do tempo, os Grimos passaram a ser empunhados em Armas, Armaduras, em adereços como Colares e Braceletes, e até utilizados como Engrenagens em mecanismos tecnológicos através da polêmica Grimotek.

Os Grimos são criados por um Ferreiro especializado, chamado de Mestre-Elo.

Grimotek

Os Eregor's, por serem um povo Cético em relação a magia, desenvolveram ao longo do tempo uma Arte que mistura a Magia com os fundamentos dos Mestre-Elos utilizados para criar os Grimos.

Enquanto os outros povos aprenderam a conectar os Grimos com indivíduos, os Eregors desenvolveram uma tecnologia que permite aos Grimos se conectar com objetos, criando a arte que eles chamam de Grimotek.

A Grimotek permitiu aos Eregor criarem cidades automatizadas que podem dispor de Elevadores, Embarcações Aéreas, iluminação Mágica automatizada, e até sistemas que auxiliam na produção de alimentos, mineração e forja.

Todos esses sistemas funcionam de forma autônoma pela conexão exclusiva dos Grimos com objetos.

E foram as experiências com a Grimotek que permitiram ao povo Eregor desenvolver a tecnologia de Engastes que hoje integra os Grimos em Armas, Escudos e Equipamentos do mundo todo. A diferença da Grimotek para os Equipamentos com Engaste, é que os Equipamentos possuem apenas as adaptações necessárias para permitir que o indivíduo acesse os conhecimentos do Grimo através do seu implemento (Escudo, Armadura, Espada, etc).

Já a Grimotek é diferente, pois ela não necessita de um indivíduo para ser controlada, e permite que um conjunto de Grimos seja colocado em circuito fechado para se auto-operar de forma independente, sem a intervenção de ninguém. E é dai que vem toda crítica da sociedade Mágica contra os Eregor. Pois para os povos tradicionais, o processo seria considerado um equívoco ético, pois Escravizaria os Grimos para finalidades mecânicas.