Skip to main content

É possível criar um sistema de RPG?

· 4 min read
Renato Alves

Criar um sistema de RPG é complexo, e exige que você entenda os anseios dos Jogadores e do Mestre. No final do dia, é um jogo jogado por pessoas, então nada mais justo que seja criado e mantido por pessoas, ao invés de um bando de robôs corporativos pensando em como extrair dinheiro da sua jogatina.

Aqui neste primeiro post, falarei um pouco das motivações por trás do F&G.

O Fábulas & Goblins é uma idéia que tenho a anos, mas que nunca havia conseguido tirar do papel. Agora com a Pandemia, o Tenda do Goblin (marca que mantém o F&G) fechou sua loja, e decidimos nos dedicar a algo mais virtual. E a idéia de criar o sistema oficialmente não poderia ter vindo em hora mais certa.

Hoje sabemos que o RPG não é uma brincadeira barata, e que muitas vezes envolve livros caros, dados caros e até miniaturas! A Tenda do Goblin, que é a marca que gerencio por trás do F&G, começou basicamente por causa das miniaturas. Mas sabemos que RPG não é só isso.

Queríamos criar um porto seguro que as pessoas pudessem usar quando precisassem de recursos para RPG, mas tudo isso vai por agua abaixo quando existem tantos direitos autorais presos nas mãos de grandes empresas como a Wizards.

Nosso pensamento, é que coisas como criar tokens para Beholders, ou até mesmo Kobolds, rapidamente fariam nossa marca ficar refém de grandes nomes do RPG. Não queríamos isso, e nem queríamos ser o novo D&D. Então o que a gente queria? Um RPG que fosse livre e acessível.

E essa é uma conta barata de se fazer. Tem muitas pessoas querendo jogar, mas nem todas tem o cacique pra entrar nesse mundo por curiosidade, comprar uns livros, se empolgar com o hobby, e ai sim, ai sim evangelizar a idéia para os seus amigos e formar um grupo! Sabemos que não é sempre assim, mas muita gente funciona dessa maneira. E com os preços como estão, as vezes desanima até começar.

É por isso que me apeguei a essa idéia. RPG precisa ser gratuito e ponto final. É só assim que a gente cresce essa comunidade. É só assim que a gente faz esse hobby deixar de ser um hobby de nicho, e adentrar nas escolas e na mentalidade dos nossos jovens.

E é aí que o bicho pega. Porque os sistemas atuais de RPG não são tão amigáveis assim. Eles possuem regras complexas, organização questionável e os próprios livros tem diagramações que as vezes podem ser super confusas. No lado digital, é uma vergonha, nenhum sistema de rpg existente investe em formas digitais de se jogar o próprio jogo. E as temáticas artística? Algumas podem ser super sombrias pra uma criança de 10 anos! Mas nem vou entrar no mérito das artes, ah, e nem vou falar sobre todas pré-concepções sociais que permeiam esse universo do RPG Tradicional. (sim, estou falando de Racismo)

Sabemos que isso tudo existe, e sinceramente? No ponto que já está, já nem tem como mudar! Precisamos de algo novo, inteiramente novo, precisamos do Fábulas & Goblins!

A nossa idéia é trazer um RPG de Qualidade, Gratuito e Inclusivo, que funcione para todos e que seja agradável. Essa ideologia está no cerne nosso manifesto, no alicerce deste projeto. E não acreditamos que seja possível popularizar um sistema desses sem que esses requisitos de gratuidade e colaborativismo sejam alcançados de forma plena.

Ainda vamos falar muito sobre isso por aqui, mas por enquanto você pode conferir o nosso conteúdo e ajudar a gente a construir esse monstrão!

Nosso Livro acabou de começar, e ainda estamos longe de chegar onde queremos, mas a gente chega lá! Abraços!