Skip to main content

O que vêm por ai?

· 7 min read
Renato Alves

Os últimos dias tem sido bem corridos, mas estou tentando me organizar para trazer mais conteúdo para o site. Aqui nesse post, falo um pouco sobre as frentes de trabalho que estamos atacando.

O Fábulas & Goblins é uma idéia grande, um sistema de RPG criado inteiramente no mundo digital requer muitas frentes de trabalho diferente. Aqui nesse post falo um pouco sobre cada uma dessas frentes.

Ao longo do ano passado, meu foco foi quase que exclusivamente constituir essa identidade visual básica do sistema. Então precisei trabalhar em áreas como:

  • Criação de Classes
  • Criação de Mecânicas
  • Criação de Espécies
  • Criação de Histórias (Lore principal)
  • Beta teste das mecânicas básicas
  • etc

E isso é só a parte da escrita, com certeza tem muito mais além disso. Eu estou me esforçando para dividir meu tempo entre essas várias tarefas, mas além disso tudo ainda tem toda parte visual. Eu sinto muita falta de não ter o conteúdo visual do sistema. Todas as espécies que estamos criando são espécies trajadas de forma inteiramente novas, mesmo os Goblins, exigiram pelo menos 3 meses de trabalho, só pra definir o Look n feel inicial.

As próximas Espécies também vão dar trabalho, mas já estamos trabalhando nisso.

Frente 1: O Livro físico

Inicialmente, minha idéia era criar um livro físico do Fábulas, mas com a Pandemia, e a crise financeira, cheguei a conclusão que seria um disperdicio de recursos. Ao invés disso, decidi focar em algo que seja exclusivamente digital, algo que eu possa moldar de forma agil e rápida, e conseguir feedbacks de usuários de forma quase que instantânea. Foi por isso que criamos esse site, ele é será a base de tudo:

  • Como funcionam as regras nesse mundo
  • Como se joga esse jogo
  • Como funciona a sociedade do jogo
  • Como funciona a economia do jogo
  • Como funciona a religião do jogo
  • Quais monstros vivem nesse jogo
  • Que trabalhos/classes/especializações podem existir
  • Quais são as ameaças que o mundo enfrenta
  • Quais são os mistérios não resolvidos
  • Quais são as crenças principais do mundo
  • Quem são as divindades
  • E por ai vai

Já dá pra ver só por essa lista resumida, que esse trabalho se divide em possíveis múltiplos livros. Na verdade, eu tenho tanto material sobre essas coisas, que já poderia escrever um livro sobre cada Espécie e Classe. Contudo, precisamos ir com calma. Projetos como D&D levaram décadas pra chegarem no estado que estão agora, e eu entendo que não é do dia pra noite que chegaremos nesse sistema tão redondo e consistente.

Até o final do Semestre, minha Meta aqui será adicionar mais conteúdo aberto aqui no site com a documentação do sistema. Eu tenho muito conteúdo distribuído em outras plataformas, que planejo migrar pra cá assim que possível.

Frente 2: Artes

Como vocês podem ver, já comecei a liberar várias artes que definem a identidade visual do sistema. Essas artes estão sendo essencialmente trabalhadas por 3 Ilustradores diferentes:

  1. O Jorge, que é atualmente o Concept Artist principal, trabalhando na definição do mundo e espécies.
  2. O Theo, que está atualmente finalizando o projeto do gerador de Arquétipos, que também definirá mecânicas importantes do sistema.
  3. O Prayoga, um artista Indonésio que está trabalhando no Bestiário do sistema.

Além desses projetos que os artistas estão abordando, ainda preciso ilustrar uma grande quantidade de coisas, que incluem:

  • Ilustração da Itembox do jogo. (Praticamente um Bestiário, só que de Itens)
  • Ilustração do Herbiário (Mesma coisa, praticacamente um Bestiário, só que de Ervas e Plantas)
  • Ilustração das Dungeons da Campanha principal (Fenda de Galatriac)
  • Outras milhares de ilustrações sobre vários aspectos essenciais do Sistema.

Sim, como vocês podem ver, é muito trabalho, mas estou organizando em frentes pra tornar as tarefas mais fáceis de serem abraçadas.

Frente 3: O Jogo

Nós acreditamos que a forma mais fácil de engajar as pessoas no mundo do sistema, é criando um jogo. Esse jogo vai servir inicialmente para:

  1. Introduzir as mecânicas base do sistema, que vão ser usadas exatamente da mesma forma no jogo.
  2. Criar uma imersão visual para abrir os olhos das pessoas sobre como o sistema funciona, e como ele pode ser jogado.
  3. Ajudar na composição visual artística do sistema, visto que vários recursos do jogo são também necessários para um possível Livro físico no futuro.

Nós já concluímos a criação do GDD do jogo, como também já iniciamos alguns experimentos com a componentização das features que vão compor o jogo.

Frente 4: Social, Divulgação & Instagram

Nada dessas criações funcionam se a gente não conseguir mostrar pras pessoas, então uma das minhas missões esse ano é reativar o Instagram da Tenda do Goblin,e fazer as pessoas engajarem mais, com ações interativas, como o Concurso de Criaturas que estamos fazendo. Isso requer constante atenção, e é na verdade umas tarefas que encontro mais dificuldade de fazer, visto que muito desse conteúdo agora está saindo em duas Línguas (Português e Inglês). A estratégia de fazer o conteúdo em duas linguas, acontece porque quando não localizamos os anúncios do Instagram, o alcance do público aumenta consideravelmente, na ordem de Milhões, e isso torna o custo do seguidor muito mais baixo (praticamente metade do valor).

Para vocês terem uma idéia do que estou falando, Localizar os nossos posts no Brasil faz cada seguidor sair por R$ 2 reais, enquanto atingor Europa + America do norte nos anúncios faz o custo ser reduzido para R$ 0,5. (Quatro vezes menor do que o anúncio localizado). Mas não adianta nada fazer issom se não conseguirmos prover um conteúdo também na lingua inglesa.

A Tenda do Goblin é uma marca Brasileira, e por muito tempo nós focamos nos Tiles, que eram produtos físicos e que só valia a pena serem enviados para clientes no território Nacional. Com essa nova estratégia, que foca no Digital, não faz mais sentido focar em clientes exclusivamente Brasileiros, pois o conteúdo passa a poder ser acessado por todos.

Na verdade, a Tenda do Goblin hoje está funcionando muito mais como uma Editora sem fins lucrativos do que como uma Loja por si só, porque mesmo fazendo todo esse investimento de tempo e dinheiro no sistema, não estamos lucrando um simples centavo.

De qualquer forma, a Tenda continua sendo uma marca Brasileira, e continnuo acreditando no potencial do Sistema aqui. Quero que um dia ele possa ser conhecido por cada jogador Brasileiro de RPG !

Metas para o final do Semestre

Agora que falamos das frentes de trabalho, posso falar um pouco sobre as metas que temos para esse ano.

DataMetaDescrição
20/MarçoConcept Art das EspéciesConclusão dos Concept Arts dos Metalóides, Armadons e Razalans
20/AbrilJogo: Sistema de BatalhaConclusão dos sistemas base para o Jogo de RPG, incluíndo sistema de Inventário, sistema de Batalha e Habilidades.
20/MaioBestiário Quadrante 1Conclusão de 1/4 do Bestiário Digital do jogo, incluíndo Ilustrações, Atributos e Fichas de cada criatura.
20/JunhoPrimeira POC do JogoAbertura da Primeiro Proof of Concept do jogo, incluíndo algumas batalhas de teste e alguns mapas para brincar.

Por enquanto é só. Acredito que essa seja uma Meta plausível para o primeiro Semestre. Até lá, vamos divulgar muitos conteúdos legais com vocês! Então fiquem ligados!

Abraços!