Skip to main content

Qual o papel do jogador?

Assim como o Narrador é o Diretor do filme, os Jogadores são os Atores. Porém, diferente de uma relação convencional onde os Atores são comandados a fazer o que lhes é pedido, os Jogadores possuem livre arbítrio, e podem literalmente ir para qualquer lugar, e fazer o que quiserem. Não há limites para a liberdade do jogador, e podemos considerar isso como uma faca de dois gumes.

Como um grupo, os Jogadores deverão passar por um processo de provação, onde deverão justificar para si próprios porque estão juntos, e porque estão agindo como um grupo:

  • Eles possuem motivações semelhantes?
  • Estão perseguindo o mesmo objetivo?
  • Possuem um inimigo em comum?

Com certeza as respostas para essas perguntas serão chaves para justificar uma Narrativa rica em profundidade e valiosas para cada um. Para isso, sua responsabilidade como Jogador é criar um personagem interessante, com uma boa história, e boas motivações.(também conhecido como Background, mas falaremos disso mais adiante).

note

Um personagem com uma personalidade rica e uma história consistente pode agregar horrores em uma boa sessão de RPG. Lembre-se que numa campanha de RPG, o Narrador sempre está dedicando uma parte enorme de seu tempo criando um conteúdo que será usufruido exclusivamente por você. Logo, não custa nada dedicar um pouco das suas horas livres para pensar num personagem interessante!